Baixada Santista: quem tinha linha da Telesp pode ter dinheiro a receber

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Clientes que adquiriram linhas telefônicas da antiga Telesp, até 1997, na Baixada Santista podem ter direito a receber indenizações que variam de R$ 7mil até R$ 36 mil.

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Antiga sede da Telesp em Cachoeira Paulista (reprodução da internet)

Entenda o caso:

Antigamente para ter um telefone fixo era preciso adquirir uma linha. Ao adquirir essa linha, o cliente recebia ações da empresa, neste caso a Telesp, proporcionais ao valor pago. Ou seja, todo mundo era obrigado a se tornar acionista da estatal.

Quando a Telesp foi liquidada, no final dos anos 90, estes clientes não receberam ou foram pagos. As diferenças que não foram pagas na época podem chegar a 143%, podendo chegar a R$ 36 mil. Por desconhecimento ou esquecimento, muitos clientes não resgataram as ações. Em outros casos, a Telesp desembolsou uma quantidade menor de ações do que seria realmente devido.

Essas situações resultaram em um processo movido pelo Ministério Público (MP) a favor dos consumidores.

A decisão pode beneficiar mais de 180 mil moradores da região, que compraram planos de expansão da empresa de janeiro de 1973 a dezembro de 1974 e de janeiro de 1996 a junho de 1997.

Porém, para reaver as diferenças, cada cliente deverá entrar com pedido individual. O prazo para fazer a solicitação termina em agosto.

Saiba como pesquisar se você tem direito ao ressarcimento da Telesp:

O Banco Bradesco, desde março de 2010, passou a ser a instituição financeira depositária (escriturador) das ações da antiga Telesp, atual Telefônica, em substituição ao Banco Santander.

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Frota de Fuscas da Telesp (reprodução da internet)

Para obter informações do cadastro de acionistas, o morador deve ir a qualquer agência do Banco Bradesco com CPF, RG e comprovante de endereço originais. Caso não seja localizada posição sob a titularidade do acionista solicitante, ele poderá solicitar à Agência Bradesco o pedido de Pesquisa Acionária, por meio de formulário específico, o qual será direcionado para o Departamento de Ações e Custódia, que por sua vez encaminhará para a empresa emissora Telefônica Brasil S.A.

Se o direito ao ressarcimento for comprovado, o cliente deve entrar com uma ação judicial individual de habilitação de crédito até agosto deste ano.

 

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