Confira o calendário para saque de contas inativas do FGTS

Lupa - Nestle - 728 x 90

O governo federal divulgou, nesta terça-feira (14), o calendário para saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Conta inativa de FGTS é aquela que em que o empregado deixa de receber os depósitos do empregador por extinção ou rescisão do contrato de trabalho, seja porque o trabalhador pediu demissão ou foi demitido.

A medida faz parte de um conjunto de ações promovidas pela equipe econômica para alavancar a economia do país. Mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito ao saque. A expectativa é de que a decisão movimente a economia em mais de R$ 30 bilhões, o que corresponde aproximadamente a 0,5% do PIB e contribuirá, de forma direta, para o aumento do índice em 2017.

O pagamento das contas será realizado a partir do dia 10 de março, encerrando-se no dia 31 de julho deste ano. O calendário obedece o critério do mês de nascimento do trabalhador, confira a seguir:

Calendário de saque de contas inativas do FGTS
Saque de contas inativas do FGTS inicia a partir de 10 de março

Saque de contas inativas do FGTS

Os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015 poderão sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS.

Como consultar as contas inativas do FGTS?

  • Pessoalmente

O trabalhador pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente nas agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha a senha.

  • Internet

No site da Caixa, informando o NIS (PIS/Pasep) e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. Acesse a página a seguir para fazer efetuar a sua consulta: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx#acompanhe

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, disponibilizado pela Caixa, disponível gratuitamente para download, em celulares com qualquer sistema operacional: Android (baixe na Google Play), iOs (baixe na App Store) e Windows (baixe na Windows Store).

Após instalar o aplicativo em seu smartphone, basta inserir o PIS e a senha para fazer a consulta.

Saque de contas inativas a partir de março. (Reprodução/Foto: Gleice Mere/Ministério do Planejamento)
Saque de contas inativas a partir de março. (Reprodução/Foto: Gleice Mere/Ministério do Planejamento)

A Caixa Econômica Federal criou um serviço exclusivo para facilitar o atendimento ao trabalhador. Para saber mais sobre como e quando sacar o benefício acesse www.caixa.gov.br/contasinativas.

 

Leia também:

Pis/Pasep, abono salarial: tire suas dúvidas

 

Lupa - Nestle - 728 x 90