Veja como sacar o saldo de contas inativas do FGTS

Lupa - Nestle - 728 x 90

A nova medida do Governo vai liberar o saque de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) até 31 de dezembro de 2015 e tem potencial de injetar R$ 30 bilhões na economia, medida ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Curador do FGTS.

Conta inativa de FGTS é aquela que em que o empregado deixa de receber os depósitos do empregador por extinção ou rescisão do contrato de trabalho, seja porque o trabalhador pediu demissão ou foi demitido.

De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, as datas para o saque de contas inativas será divulgado até o início de fevereiro do próximo ano e será baseada na data de nascimento dos beneficiários.

Saldo de contas inativas do FGTS poderão ser sacadas (reprodução: www.facebook.com/PalacioDoPlanalto)
Saldo de contas inativas do FGTS poderão ser sacadas (reprodução: www.facebook.com/PalacioDoPlanalto)

Como consultar as contas inativas do FGTS?

  • Pessoalmente

O trabalhador pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente nas agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha a senha.

  • Internet

No site da Caixa, informando o NIS (PIS/Pasep) e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. Acesse a página a seguir para fazer efetuar a sua consulta: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx#acompanhe

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, disponibilizado pela Caixa, disponível gratuitamente para download, em celulares com qualquer sistema operacional: Android (baixe na Google Play), iOs (baixe na App Store) e Windows (baixe na Windows Store).

Após instalar o aplicativo em seu smartphone, basta inserir o PIS e a senha para fazer a consulta.

 

Leia também:

Pis/Pasep, abono salarial: tire suas dúvidas

 

Lupa - Nestle - 728 x 90